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sábado, 26 de novembro de 2011

Por que as Zebras têm listras?

Há muito tempo, não havia zebras, mas havia muitos burros.
Os burros trabalhavam pesado todos os dias.
Não tinham tempo para brincar e nem para descansar, carregavam fardos pesados o dia inteiro e os levavam por longas distâncias, percebendo que nunca ninguém agradecia o trabalho que realizavam.
Então, os burros foram ver um velho sábio e contaram o seu problema.
O velho sábio pensou, pensou...
Estava de acordo com os burros, eles trabalhavam muito duro, então o sábio quis ajudá-los.
De repente o velho sábio disse:
– Tenho uma ideia:
– Qual é a ideia? – perguntaram os burros.
– Vou pintá-los! – disse-lhes o velho sábio – eu os pintarei e ninguém saberá que são burros...
O velho sábio foi buscar as tintas e regressou em poucos minutos com duas latas, uma cheia de tinta branca e a outra com tinta preta.
O velho começou a pintá-los. Primeiro os pintou com tinta branca e depois desenhou as listras pretas sobre a tinta branca.
Quando terminou, os burros não se pareciam mais com o que eram.
– Já não se parecem com burros, então vou chamá-los de zebras.
As zebras foram tranquilas pastar em um campo. Ninguém as atrapalhou e não precisaram trabalhar, ao invés disso se deitaram na grama e adormeceram.
Passado pouco tempo, outros burros viram as zebras e lhes perguntaram de onde elas eram. As zebras contaram então o segredo e todos os burros correram a ver o velho sábio.
– Faça-nos zebras também, por favor... – pediram ao sábio.
E assim o velho pintou mais e mais burros, quanto mais os pintava, mais burros apareciam.
Ele não conseguia trabalhar mais depressa, e pronto, os burros começaram a ficar impacientes, pisoteavam o chão com força, davam coices e a bagunça se formou de tal maneira que derrubaram as latas de tinta.
Acabou-se a pintura!
Os burros pintados correram a se juntar com as zebras e os outros burros impacientes, tiveram que voltar ao antigo trabalho.
Esta é a razão porque burros e zebras habitam a Terra.
No entanto, esta também é a razão de saber por que a paciência é importante.


Conto de Uganda recontado por Ned Jansen
Piada do Juquinha


A professora passou a lição de casa: Fazer uma redação com o tema:
“MÃE SÓ TEM UMA”
No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda do nosso jardim etc. etc. etc. Portanto, mãe só tem uma.
Aí chegou a vez do Juquinha ler a sua:
“Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficaram com sede e minha mãe me pediu para ir buscar Coca-Cola na cozinha. Eu abri a geladeira e só tinha uma Coca-Cola. Aí eu gritei: MÃE, SÓ TEM UMA!







QUESTÕES:
1) A que Juquinha estava se referindo quando disse: “MÃE, SÓ TEM UMA!”:
a. ( ) a mãe dele.
b. ( ) a geladeira.
c. ( ) a Coca-Cola.
d. ( ) a redação.


2) Qual é a “graça” dessa piada?


3. Observe estas duas frases que aparecem no texto:
“MÃE SÓ TEM UMA”.
MÃE, SÓ TEM UMA!”
Qual a diferença que existe entre elas? A diferença existente provoca alguma mudança no sentido da frase? Qual?


4. A função desse texto é:
a. ( ) informar o leitor sobre um fato de grande importância.
b. ( ) instruir o leitor sobre como se escreve uma redação.
c. ( ) divertir o leitor.
d. ( ) explicar ao leitor a importância da mãe para a formação da criança.

poema

Quem tem asas


Passarinhos
São os mais coloridos
Dos anjinhos.


Passarinhos
São crianças.


Enquanto eles voam
Porque são o que são,
Elas podem voar
Com as asas
Da imaginação.


Fonte: ‘Fora da gaiola e outras poesias’
Lalau e Laurabeatriz - Companhia das Letrinhas.







QUESTÕES:


1. Este texto é um poema por que:


a. ( ) É organizado em três partes.
b. ( ) Fala de passarinhos e de imaginação.
c. ( ) Se organiza em versos e estrofes.
d. ( ) As palavras passarinhos e anjinhos rimam.




2. A leitura deste poema pode ser interessante para o leitor por que:


a. ( ) É composto de uma sonoridade agradável aos ouvidos.
b. ( ) Traz informações sobre a fauna brasileira.
c. ( ) Traz informações específicas sobre os passarinhos coloridos.
d. ( ) Faz o leitor esquecer dos problemas.




3. No texto, a sonoridade das palavras “passarinho” e “anjinhos” nos transmitem um sentimento de:


a. ( ) delicadeza.
b. ( ) satisfação.
c. ( ) diversão.
d. ( ) insegurança.


4. Os trechos “Enquanto eles voam / Porque são o que são” estão falando algo sobre:


a. ( ) as crianças.
b. ( ) os coloridos.
c. ( ) os anjinhos.
d. ( ) os passarinhos.




5. Nos trechos “Elas podem voar / Com as asas / da imaginação”, a palavra “elas” refere-se a:


a. ( ) passarinhos.
b. ( ) crianças.
c. ( ) imaginação.
d. ( ) asas.


6. O poema compara:


a. ( ) crianças e cores.
b. ( ) pássaros e crianças.
c. ( ) pássaros, anjos e crianças.
d. ( ) pássaros, cores e crianças.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

O louco e o pingüim


O louco acorda de manhã e encontra um pingüim no quintal. O vizinho do louco, que estava espiando pelo muro, faz uma sugestão:
- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?
- Boa idéia! Vou levar.
No dia seguinte, o vizinho encontra o louco com o pingüim no colo.
- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?
- Levei, sim. Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.
Fonte: “Meu primeiro livro de piadas”
Fizetto, Ângela - Editora Todo livro.


QUESTÕES


1. Leia novamente o trecho abaixo:
“- Por que você não leva o pingüim para o zoológico?”


Ao dizer isso ao louco, o vizinho sugeria que:
a. ( ) O levasse para passear no zoológico.
b. ( ) O levasse para ver outros pingüins no zoológico.
c. ( ) O levasse para ser deixado aos cuidados do zoológico.
d. ( ) O levasse para brincar com outros animais no zoológico.


2. Leia o trecho abaixo e responda:


- Ué!? Você não levou o pingüim para o zoológico?



a. Quem disse isso?


b. Por que nesse trecho o autor escolheu usar dois sinais de pontuação diferentes que nem sempre são usados juntos (!?)?


3. Por que o vizinho ficou supresso ao encontrar o louco com o pingüim no colo?


a. ( ) Porque não se coloca pingüim no colo.
b. ( ) Porque ele não gostou de ir ao zoológico.
c. ( ) Porque ele não levou o pingüim para passear no zoológico.
d. ( ) Porque o louco não entendeu o que ele tinha sugerido.


4. “Hoje vou levá-lo...” . Nesse trecho, “lo” se refere:
a. ( ) Ao louco.
b. ( ) O vizinho.
c. ( ) Ao pingüim.
d. ( ) Não se refere a ninguém.


5. Leia novamente o seguinte trecho da piada:


“Hoje vou levá-lo ao parque de diversões e amanhã vamos ao shopping center.”



Ao dizer isso, o louco quis dizer que:
a. ( ) levar o pingüim para passear.
b. ( ) encontrar os pais do pingüim.
c. ( ) cansar o pingüim.
d. ( ) não gostava de sair de casa com o pingüim.


6. A função desse texto é:
a. ( ) Informar como divertir um animal na cidade.
b. ( ) Fazer o leitor rir.
c. ( ) Instruir como cuidar de um pingüim.
d. ( ) Informar o leitor sobre onde levar um pingüim para passear.
UM ALARME BOM PRA CACHORRO
Uma cachorra vira-lata evitou a fuga de 118 presos de uma delegacia de São Paulo. A cachorra, que atende pelo nome de Xuxa, é o bicho de estimação dos policiais da delegacia. Quando viu um preso tentando escapar por um buraco, Xuxa começou a latir e a morder os braços do preso fujão. O barulho da cadela chamou a atenção dos policiais, que foram ver o que estava acontecendo. Resultado: Xuxa evitou a fuga dos presos e se tornou heroína da delegacia.
Revista Zá, julho de 2002.


1. O último fato que aparece no texto é:
(A) Xuxa viu um preso tentando escapar.
(B) Xuxa latiu e mordeu os braços do preso fujão.
(C) A cadela Xuxa evitou a fuga e se tornou heroína.
(D) O barulho da cadela Xuxa chamou a atenção dos policiais.


2. Xuxa é:
(A) uma cadela e policial.
(B) uma cadela e heroína.
(C) uma cachorra vira-lata e a presa fujona.
(D) uma artista famosa que pegou o preso fujão.


Leia o texto a seguir para responder as questões de 3 a 5.


Suco de Abacaxi e Maçã
INGREDIENTES
1 maçã pequena descascada, sem sementes e picada.
2 colheres de sopa de abacaxi picado
1 copo de iogurte natural gelado
2 colheres de chá de açúcar ou mel
MODO DE FAZER
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.


Fonte: NETDS. Disponível em: www.netds.com.br/kids/receitas.Acesso em: 2009.


3. O texto Suco de Abacaxi e Maçã serve para
(A) cortar frutas.
(B) fazer uma lista de compras.
(C) ensinar a preparar um suco.
(D) informar sobre sucos saudáveis.


4. A partir das informações do texto, é possível dizer que
(A) o iogurte natural é quente.
(B) o suco precisa ser levado ao fogo.
(C) o abacaxi deve ser usado com casca.
(D) a maçã deve ser picada e sem sementes.


5. O texto Suco de Abacaxi e Maçã é
(A) uma lista.
(B) uma bula.
(C) uma receita.
(D) uma cantiga.


Leia o texto a seguir para responder as questões de 6 a 8.


Que delícia!


Comida gostosa,
Ai que coisa louca,
Que só de pensar
Me dá água na boca!


Batata assada,
Com manteiga e sal
Derrete na boca –
Prazer sem igual!


Domingo cai bem
A macarronada,
No sábado – hum!
Lá vai feijoada.


Fonte: BELINKY, Tatiana. Um caldeirão de poemas. São Paulo: Companhia das Letrinhas,2007 (adaptação).


6. Neste poema a palavra sal rima com
(A) igual.
(B) manteiga.
(C) virtual.
(D) macarronada.


7. Em “Prazer sem igual!”, o ponto de exclamação reforça a ideia de
(A) alerta.
(B) desejo.
(C) tristeza.
(D) espanto.


8. A expressão “comida gostosa” quer dizer
(A) comida ruim.
(B) comida pesada.
(C) comida nutritiva.
(D) comida saborosa.